Você está aqui: Página Inicial / Empreendimentos / Banco Comunitário Nascente

Banco Comunitário Nascente

EES de Finanças Solidária

O Banco Comunitário Nascente foi inaugurado dia 23 de junho de 2012, na zona suldoeste de São Carlos/SP, com abrangência nos territórios urbanos do Jardim Gonzaga, Monte Carlo, Cruzeiro do Sul e Pacaembu. O seu principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento do território em seu amplo sentido, com o acesso a serviços financeiros e com a melhoria no acesso aos direitos de cidadania.

Um banco comunitário possui o papel de oferecer e articular serviços financeiros solidários no território e para seus moradores, visando o desenvolvimento. Na tentativa de minimizar os fluxos econômicos que são destinados a bancos convencionais e a grandes estabelecimentos comerciais para fortalecer iniciativas econômicas familiares, empreendimentos solidários e o comerciante local. E além disso, fortalecer a organização comunitária em busca de seus direitos humanos e de cidadania, através da análise crítica e participação social.

Atuando com duas linhas de créditos, o produtivo e o de consumo (moeda social VIDA)moeda social_vida incentivam-se a reorganização da economia local acreditando na possibilidade de proporcionar um círculo virtuoso da riqueza, pautado sempre nos princípios da Economia Solidária. Esta iniciativa no âmbito das finanças solidárias está sendo implementada com a finalidade de ampliar as condições de sustentabilidade de atividades econômicas populares, reter recursos financeiros para o território e, particularmente, estabelecer condições para ampliação das práticas de solidariedade, confiança e cooperação a partir das mudanças culturais fomentadas.

O Banco Comunitário possui o potencial de articular produção, comercialização, acesso a crédito para fortalecer os empreendimentos, iniciativas familiares e a economia local mediante a circulação da moeda social no território e ações de educação financeira.

A articulação entre consumidores e comerciantes possibilita mais do que o fortalecimento da economia local, mas o desenvolvimento de práticas de comercialização e consumo baseadas em valores como solidariedade e cooperação que possibilita a melhoria das condições de vida de toda a comunidade.

A melhoria do acesso a direitos de cidadania, entende-se como a luta e conquista de direitos humanos como: educação, alimentação, habitação, trabalho, renda, responsabilidade com o meio-ambiente, transporte, cultura, lazer, acesso a terra e a serviços de saúde. Estes se configuram como um importante aspecto do desenvolvimento a ser fortalecido a partir de práticas educativas, organização popular e comunitária.

Banco Comunitário_equipe

O projeto conta com duas trabalhadoras da comunidade, assessoria e apoio do NuMI-EcoSol UFSCar, a Rede Brasileira de Bancos Comunitários e a Rede de Educação Cidadã (Recid). O fomento e o estímulo são por tornar a comunidade a principal gestora, articuladora e beneficiária dos serviços financeiros e de articulação política que um banco comunitário de desenvolvimento deve proporcionar.

Para conhecer mais sobre o Banco e suas iniciativas acesse: www.banconascente.com.br
Conheça também o vídeo da Campanha Independente de Financiamento Colaborativo do Banco Comunitário Nascente: 


banconascente.png
Banco Comunitário Nascente
Nasce um Banco Diferente!
Rua Paraná, 720 Jardim Pacaembu - São Carlos/SP
Telefone (16) 3375-7505 Ramal 23