Você está aqui: Página Inicial / Empreendimentos / RECRIART

RECRIART

EES de Saúde Mental

recriart.png

O RECRIART é um empreendimento econômico solidário formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Carlos, com aproximadamente 20 membros. Iniciou sua produção em agosto de 2006 e se cadastrou no CIST - Cadastro de Iniciativas de Inclusão Social pelo Trabalho – MS/SAS/SM-MTE/SENAES no início de 2007, constituindo-se na estratégia da política pública estabelecida entre o Ministério da Saúde e do Trabalho que visa a inclusão social pelo trabalho de pessoas com transtornos mentais dentro do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

É um grupo em processo de incubação pelo NuMI em parceria com a equipe do CAPS. A atividade principal é a reciclagem e a confecção de papel para o desenvolvimento de produtos como: cartões, pastas, blocos para rascunho, marcadores de livros, cadernos, álbuns de fotografia, porta-retratos e embalagens.

Recriart_membros

Além da produção de produtos são realizadas reuniões e assembleias para a vivência da autogestão, a discussão e tomadas de decisões são coletivas com fins pedagógicos e para o fortalecimento da iniciativa. As assembleias deliberativas são realizadas ao término de cada mês e as reuniões diariamente, antes do início do trabalho. Também têm sido realizadas várias atividades, como cursos e debates para a sensibilização com relação aos princípios da Economia Solidária e articulação com espaços de Economia Solidária do município.

A comercialização dos produtos tem sido feita em eventos acadêmicos realizados pelo NuMI ou outras unidades da UFSCar, além de feiras promovidas/organizadas no município e através do atendimento a pedidos/encomendas à medida que o grupo vem ficando conhecido pela comunidade. A divisão da renda é igualitária entre os membros (decisão tomada por eles em assembleia).

O RECRIART desenvolve suas atividades através do apoio/financiamento, principalmente, do CAPS São Carlos e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEx) da UFSCar. A oficina de Reciclagem de papel é realizada em um espaço cedido na Universidade, o prédio do Núcleo de Resíduos (3Rs), o qual também possui mobiliário mínimo para o funcionamento.

Contato: (16) 3351 8546

Recriart_produtos