Você está aqui: Página Inicial / Empreendimentos / Sabão Recicla

Sabão Recicla

Iniciativa de EES da Cadeia Produtiva de Limpeza

sabaorecicla.pngA iniciativa de empreendimento solidário Sabão Recicla desenvolve dois produtos de limpeza na linha de sólidos, o sabão em barra e o sabão ralado, a partir resíduos de óleo de cozinha usado.

O grupo surgiu da iniciativa de mulheres donas de casa que tentavam ampliar a renda familiar sem abandonar as atividades domésticas. Recebeu, inicialmente, apoio da paróquia local que oferecia uma cesta básica a estas mulheres que comercializavam o sabão na secretaria da igreja e nas missas.

A produção acontecia de forma individualizada sem um padrão único, cada uma produzia em sua casa e se ocupava de conseguir o óleo utilizado, comprar soda e comercializar para além da cota entregue a igreja.

As mulheres passaram a ser assessoradas pelo NuMI mais precisamente em 2008, a partir deste momento se iniciou a realização de reuniões de articulações aonde foi apresentado a Economia Solidária e a possibilidade de formalização de um grupo. Com a passagem do trabalho individual para produção e comercialização efetivamente coletivas, o grupo se tornou mais coeso e em contrapartida se reduziu de dez para cinco membros.

Apesar de ter obtido vários avanços nos últimos anos, tais como: padronização e melhoria da qualidade do produto, estabelecimento de uma carteira coletiva de clientes, divisão de tarefas, utilização de ferramentas para controle da produção, definição do nome do grupo e elaboração de logotipo; uma série de dificuldades também estão sendo enfrentadas, sendo a maior delas a baixa geração de renda para as sócias, o que influenciou a saída de mais pessoas do grupo e dificultando a entrada de novas associadas, resultando na configuração atual de apenas uma pessoa participando da iniciativa.

Ajude a fortalecer esta iniciativa, consuma os produtos da Economia Solidária!

Endereço/Contato: Rua Julio Rizzo, 475A – Cruzeiro do Sul. (16) 99235 5993 (Marli)

Conheça mais sobre a história do Sabão Recicla neste mini documentário: