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Ensino

O ensino, conjuntamente com pesquisa e extensão, é um dos eixos fundamentais que configuram as diversas ações realizadas pelo NuMI-EcoSol. Apesar de todas as atividades do NuMI-EcoSol envolverem em certa medida o ensino e a formação em suas práticas, temos algumas atividades mais focadas em favorecer atividades de caráter educativo relacionadas à temática da Economia Solidária.

Simplificadamente podemos dizer que as atividades de ensino desenvolvidas pelo NuMI-EcoSol perpassam por diferentes públicos: alunos de graduação, em diversos espaços, e pós-graduação desenvolvendo pesquisas sobre este campo de atuação ou participando de cursos e eventos, favorecendo assim sua formação enquanto profissionais; membros dos empreendimentos, através do contato direto com os coordenadores do NuMI e construção conjunta de alternativas para as dificuldades enfrentadas e/ou formação básica sobre conceitos da Economia Solidária e, por fim, a comunidade no geral que pode participar das atividades e eventos promovidos pelo NuMI.

Os projetos de incubação de empreendimentos econômicos solidários permitem a participação de alunos de diferentes cursos de graduação em diferentes situações da realidade social, abrindo oportunidades destes lidarem com vários tipos de pessoas excluídas e profissionais de diversos campos de atuação e instituições. O NuMI-EcoSol se apresenta como uma oportunidade privilegiada para o desenvolvimento de habilidades profissionais e de produção de conhecimento, potencializado pelas múltiplas perspectivas e contribuições de diferentes instâncias civis e governamentais que se articulam em torno do objeto comum, a Economia Solidária.

O NuMI-EcoSol atua no preparo de condições, em termos de instrumentos e procedimentos, para que toda a equipe que atue diretamente com a comunidade possa, com maior facilidade e eficácia, realizar atividades de formação em Economia Solidária. Essas ações ocorrem em diversos contextos cumprindo funções específicas de formação.

Lidando mais diretamente com a formação em diversos âmbitos, temos a Linha de Ação de “Formação em Economia Solidária”, que tem como objetivo as atividades de estudo, reflexão, debate e formação sobre o universo em que a Economia Solidária se insere enquanto: fenômeno socioeconômico, movimento social e política pública.

Ainda tivemos como uma importante atividade em prol da formação de sujeitos em Economia Solidária a inserção de docentes, na condição de orientadores, no programa de mestrado em Economía Social da Universidade Nacional de Rosário, Argentina, que é apoiado pelo Comitê PROCOAS, além da participação nas discussões e definições da relação entre o Comitê e o programa e das características do programa, também como condição de acúmulo para a proposição de um programa de pós-graduação em Economia Solidária na UFSCar.

Ensinar_frase Paulo Freire

Além dos momentos formativos já mencionados, a própria atuação das pessoas do NuMI-EcoSol constitui ambiente promotor de formação, considerando que a perspectiva dialógica da relação com a população atendida é meio para um aprendizado constante. Os momentos de reunião (reunião geral, de Linha de Ação, de equipes, etc) também constituem momentos importantes de troca de saberes, propiciado pela discussão dos temas abordados em seus diferentes pontos de vista metodológicos e disciplinares, condição normalmente presente em trabalhos interdisciplinares.

Apresentamos aqui as principais atividades formalizadas e direcionadas ao ensino realizadas no âmbito do NuMI-EcoSol UFSCar, são elas: ACIEPE, Curso de Especialização em Gestão de Economia Solidária, e PET EcoSol. Além destas, a equipe do NuMI-EcoSol mantém em suas atividades ações educativas tais como: organização de seminários de socialização de conceitos da ES, realização de oficinas e mini-cursos temáticos, grupos de estudo. Atividades de ensino em que formadores e trabalhadores compartilhem experiências, como no caso das visitas aos empreendimentos, dentre outras.