Você está aqui: Página Inicial / Ensino / ACIEPE

ACIEPE

A Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) é uma experiência educativa, cultural e científica que, articulando o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e envolvendo professores, técnicos e alunos da UFSCar, procura viabilizar e estimular o seu relacionamento com diferentes segmentos da sociedade.

Para propiciar a formação de profissionais de nível superior em relação à Economia Solidária como alternativa de organização popular para o trabalho, a ex Incoop e atual NuMI-EcoSol, pretende por meio da disciplina ACIEPE, criar oportunidades para capacitação conceitual e teórica sobre Economia Solidária, com destaque para o desafio da autogestão, bem como para participação em atividades diversas de intervenção e de produção de conhecimento sobre este tema, como parte de equipes multiprofissionais, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Historicamente o NuMI-EcoSol já ofereceu duas ACIEPES para quaisquer dos cursos de graduação e/ou pós-graduação da UFSCar ou de outras instituições de ensino superior, e para pessoas da comunidade de São Carlos e região interessados em uma formação inicial em Economia Solidária. São elas: 1) “Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais", ofertada desde 2003 a cada semestre letivo e 2) ACIEPE “Finanças Solidárias e Moedas Sociais”, ofertada em 2012 e com a possibilidade de ser reofertada em momento oportuno. A seguir algumas informações sobre estas ACIEPES.

Até o final de 2012 mais de 390 alunos (de graduação de pelo menos 25 cursos da UFSCar, de graduação de outras Universidades, alunos de pós-graduação, profissionais graduados e pessoas da comunidade) frequentaram a ACIEPE “Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais”. Da ACIEPE “Finanças Solidárias e Moedas Sociais”, oferecida no período de agosto a dezembro de 2012, participaram 30 alunos com as mesmas características. Os inscritos nestas atividades participaram diretamente dos projetos desenvolvidos pelo NuMI-EcoSol.

ACIEPE “Cooperativas Populares e Economia Solidária: produção de conhecimento, intervenção profissional e formação de profissionais”

Por meio de encontros sistemáticos e participação em atividades práticas (atividades junto a grupos incubados, oficinas, reuniões e eventos de economia solidária, etc.) é esperado que os alunos sejam capazes de planejar e implementar ações de intervenção, bem como  delimitar perguntas e esboçar projetos de pesquisa no âmbito da Economia Solidária. É esperado, ainda, que estas oportunidades possam, a partir de uma familiarização com as necessidades e potencialidades identificadas, levar a uma participação mais estável de pelo menos parte dos participantes da disciplina em projetos do NuMI-EcoSol. 

Número de Vagas: 20
Público Alvo: Todos os interessados.
Horário: Encontros semanais às quartas-feiras, das 12:00hs às 13:45hs.
Contato: (16) 3351-8361, 3351-8458 aciepe-incoop@ufscar.br ou cortego@ufscar.br.

Alguns dos temas tratados nos encontros da ACIEPE são: apresentação do NuMI-EcoSol; Trabalho e força de trabalho; Capitalismo e Economia Solidária; apresentação dos EES incubados pelo NuMI-EcoSol; apresentação das Linhas de Ação/Equipes do NuMI-EcoSol; Finanças Solidárias; Economia Solidária e Desenvolvimento territorial; Autogestão e gênero na Economia Solidária; Ensino, pesquisa e extensão; Agroecologia e Economia Solidária; Produção de conhecimento; Redes e relação de comercialização e consumo; População em desvantagem social; método de incubação.

ACIEPE “Finanças Solidárias e Moedas Sociais”

Esta ACIEPE foi promovida no ano de 2012 pelo Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da UFSCar em parceria com o Festival CONTATO da UFSCar; a Casa Fora do Eixo Sanca; o Aparelho Coletivo; o Instituto Janela Aberta; os Bancos Comunitários Nascente e Santa Eudóxia; e o Departamento de Apoio à Economia Solidária, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de São Carlos.

As iniciativas de finanças solidárias vem ganhando destaque em nossa sociedade representando uma forma alternativa de organização sócio econômica pautada nos princípios da Economia Solidária. Abrange iniciativas tais como clubes de trocas, bancos comunitários, coletivos e empreendimentos autogestionários, cooperativas de crédito, que utilizam na sua grande maioria uma moeda social, complementar ao Real, que visa à distribuição de riquezas produzidas, em vez de acúmulo. Esta ACIEPE buscou oferecer formação a alunos de graduação e atores externos à comunidade acadêmica sobre economia solidária e busca integrar as ações do NuMI-EcoSol com outras iniciativas e entidades de apoio e fomento organizados em um Grupo de Trabalho de Finanças Solidárias e Moedas Sociais no município de São Carlos.

Até o momento não houve uma segunda oferta desta ACIEPE. Para maiores informações você pode acessar a página criada para divulgar a ACIEPE na época de seu desenvolvimento e também o álbum de fotos com imagens dos encontros, participantes e demais atividades.

Links: