Você está aqui: Página Inicial / Ensino / Especialização

Especialização

Curso de Especialização em Gestão em Economia Solidária

O NuMI-EcoSol iniciou em 2012 um curso de Especialização em Gestão em Economia Solidária que tem como objetivo capacitar gestores públicos e agentes de fomento para atuação junto a empreendimentos econômicos solidários e organizações de apoio e fomento governamentais e não-governamentais. A atividade justifica-se pela demanda de profissionais qualificados para essa área de conhecimento que possui especificadades relacionadas às formas associativas de geração de trabalho e renda. O objetivo do curso é formar profissionais com habilidades para atuação no campo da Economia Solidária. O curso teve o oferecimento de 20 vagas e foi organizado para uma carga horária de 560 horas que inclui atividades formativas e de intervenção por meio da pesquisa-ação, ocorrendo encontros presenciais aos sábados e atividades práticas à distância, durante quatro semestres. O curso foi elaborado de forma a ser oferecido gratuitamente para a comunidade como forma de promover o acesso à formação profissional continuada de qualidade, com excelência acadêmica, independente da condição financeira em geral requerida para participação em atividades desta natureza.

Seguindo o que foi proposto como uma das missões do NuMI-EcoSol que é a de “colaborar com a formação e qualificação de profissionais para atuar e para produzir conhecimento no campo da Economia Solidária” expresso em seu regimento interno, a proposta desse curso de especialização em Economia Solidária compreende a consolidação do Núcleo tendo como objetivo ampliar e o acesso da população à formação profissional de qualidade em uma área de conhecimento que tem se consolidado pela relevância acadêmica e social.

O curso de Especialização encerrou suas atividades em 2015 com os concluintes que trocaram saberes acerca da Economia Solidária durante os dois anos em que o curso ocorreu. No momento não há previsão de abertura para novas turmas.