Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Projetos Encerrados

Projetos Encerrados

Como vimos a grande maioria das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) surgiu, e muitas ainda continuam como Programas de Extensão Universitária e, por isso, não participam da dotação orçamentária da universidade e depende de projetos e financiamentos externos para desenvolvimento de suas atividades, o que dificulta a constituição de quadro de pessoal permanente para atender, de maneira contínua e permanente, às crescentes demandas de incubação de EES.

O NuMI-EcoSol, enquanto ITCP, também vive esta realidade, com o diferencial de, em 2011, ter conseguido se institucionalizar dentro da universidade e passando, portanto, a receber um orçamento anual para a manutenção de suas atividades básicas, o que ainda não se configura como ideal, visto que o recurso disponível não é suficiente para o desenvolvimento de todas as atividades que o núcleo se propõe. Desta forma, desde sua criação, o NuMI-EcoSol se empenha em buscar financiamento externo, por meio de editais e convênios, a fim de desenvolver seus projetos e contratar pessoal capacitado e bolsistas para desenvolverem estas atividades.

A seguir apresentamos alguns projetos e convênios que o NuMI-EcoSol já participou e executou durante seu período de existência:

1. Edital X Prêmio Unisol 2005: Projeto “Organização de consumidores como condição para a sustentabilidade de empreendimentos solidários”. Encaminhado em maio de 2005.

2. Edital CT-Agro/CT-Hidro/MCT/CNPq n° 18/2005 (catadores): Projeto “Busca de melhor inserção no mercado da reciclagem de resíduos por meio de investigação e ação conjuntas entre universidade e cooperativa de catadores”. Encaminhado em junho de 2005.

3. Edital CT-AGRO/CT-HIDRO/MCT/CNPq n.o 019/2005 (Tecnologias para inclusão social): Projeto “Incubação de empreendimentos econômicos coletivos autogestionários com Agricultores Familiares da região Araras SP e do Assentamento Horto Loreto para produção e comercialização de derivados da cana e do tomate orgânicos”. Encaminhado em junho de 2005.

4. Encomenda de Projeto Senaes / FBB, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos: Projeto “Proposição e Implantação de Tecnologias para Cooperativas na Cadeia de Reciclagem”. Re-encaminhado em julho de 2005.

5. Edital MCT/FINEP/MDS/CAIXA Empreendimentos Solidários-01/2005: Projeto “Produção de conhecimento simultaneamente à Incubação de Empreendimentos Solidarios no Assentamento Rural Pirituba II, Itapeva/SP - Região de Consad, Inemarural”. Encaminhado em junho de 2005.

6. Projeto de Novas Incubadoras no âmbito do PRONINC – 01/2005: Co-executora do Projeto de “Incubação de Novas ITCPs na UNESP / núcleos sede, de Assis, Ourinhos, de Presidente Prudente”. Encaminhado em novembro de 2005.

7. Apoio a seminários e eventos científicos, tecnológicos e de inovação / FINEP: Projeto “II Seminário de método de incubação da região sudeste da Rede de ITCPs”. Encaminhado em novembro de 2005.

8. Projeto “Cooperasolmat: uma cooperativa solidária, ampliando a coleta seletiva de Matão/SP”, com financiamento da Fundação Banco do Brasil. Enviado em julho de 2004. Contemplado em junho de 2005.

9. PRONINC 2007: Ampliando e articulando iniciativas de Economia Solidária para desenvolvimento local em territórios urbanos e rurais (2007 a 2010).

10. FAPESP/Políticas Públicas: Proposição de diretrizes para políticas públicas em Economia Solidária: como condição para desenvolvimento de território urbano: caso Jardins Gonzaga e Monte Carlo – São Carlos – SP (2008 a 2011).

11. PROEXT-MEC 2009 (1 Programa e 1 Projeto, 2009 a 2010):

- Programa “Ampliação e articulação de iniciativas de Economia Solidária como estratégia para desenvolvimento local sustentável”.

- Projeto Análise da Cadeia Logística de produtos fabricados com Fuxico e a partir de resíduos como tecido, para Empreendimento Econômico Solidário”.

12. Convite MCT/Ação Transversal-PNI/PRONIC 03/2009: Construção de conhecimentos conjunta e articulação de ITCPs no Estado de São Paulo (2009 a 2011).

13. Chamada Pública MCT/FINEP-Tecnologias para o Desenvolvimento Social (resíduos): Centros Digitais e Cadeias Produtivas - Agregação de Tecnologia e Desenvolvimento Territorial (2009 a 2011).

14. PROEX. MINC-SP: Formação de multiplicadores e realização solidária de eventos culturais como estratégias de fomento a empreendimentos culturais autogestionários (2008).

15. MDS/PNUD PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS PRODOC BRA/05/028 – Licitação Internacional n° 40.13211/2007 (Licitação suspensa março 2010): Ampliação e articulação de iniciativas de Economia Solidária com a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social para desenvolvimento local em territórios urbanos e rurais (2009 a 2010).

16. Edital SENAES/MTE 01 2010 - Fomento as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares: Economia Solidária como estratégia para o desenvolvimento local e sustentável: contribuições da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos (2010 a 2011).

17. PROEXT-MEC 2010 (1 Programa e 4 Projetos, 2010 a 2011):

  • Programa: Constituição de Cadeias Produtivas Solidárias como estratégia para desenvolvimento local sustentável.
  • Projeto: Inserção produtiva de inscritos no Cadastro Único em Empreendimentos Econômicos Solidários na Cadeia Produtiva da Alimentação.
  • Projeto: Ampliação e consolidação de cadeia produtiva da limpeza em projeto de desenvolvimento territorial com Economia Solidária
  • Projeto: Formação de estudantes e produção de conhecimento simultaneamente a consolidação de empreendimento econômico solidário, formado majoritariamente por mulheres, dentro da cadeia dos usos múltiplos dos resíduos da madeira localizado no assentamento rural Pirituba II, cidade de Itapeva, região sudoeste do estado de São Paulo – região de CONSAD e Território da Cidadania.

18. Grupo PET /Conexões de Saberes – Economia Solidária - UFSCar / São Carlos- 2010: Projeto “Formação, ação e produção de conhecimento em economia solidária e desenvolvimento territorial urbano” (2010 a 2011).

19. Edital de Chamada Pública de Parceria SENAES/MTE nº 01/2010 (Proninc 2010): “Economia Solidaria como estratégia para o desenvolvimento local e sustentável: contribuições da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos” (2010 a 2013).

20. SESIS/MCTI - Programa de Apoio a Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica para o Desenvolvimento Social: Desenvolvimento Territorial sustentável por meio de ações Multidisciplinares e Integradas de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (2011 a 2013).

21. Edital PROEXT-MEC 2013 (Contemplado com 03 Programas e 02 Projetos, 2013 a 2014):

  • Programa: “Ampliação e diversificação de ações de fomento à Economia Solidária na implantação do NuMI-EcoSol”.
  • Programa: “Articulação e constituição de redes entre Empreendimentos Econômicos e Solidários a partir do protagonismo de um empreendimento de catadores de resíduos recicláveis como estratégia de fortalecimento da Economia Solidária”.
  • Programa: “Desenvolvimento Territorial do Jd. Gonzaga e entorno - São Carlos -SP, mediante o fortalecimento da rede de EES, a consolidação do Banco Comunitário Nascente e a melhoria do acesso aos direitos de cidadania”.
  • Projeto: “Promoção de práticas éticas, responsáveis e solidárias de comercialização e consumo como suporte e fomento à Economia Solidária”.
  • Projeto: “Inserção laboral de pessoas com transtorno mental e usuários de álcool ou outras drogas por meio da Economia Solidária”

 

22. Edital PROEXT-MEC 2014 (Contemplado com 2 Programas e 4 Projetos)

  • Programa "Economia Solidária: Obstáculos e estratégias para o Desenvolvimento Territorial"
  • Programa "Comercialização e consumo de produtos e serviços de Economia Solidária em São Carlos e região"
  • Projeto "Estímulo a implantação de cooperativas sociais em São Carlos e Região"
  • Projeto "Estudos de viabilidade para a constituição de rede de empreendimentos econômicos solidários na cadeia de turismo comunitário acadêmico em São Carlos"
  • Projeto "Habitação Popular, Desenvolvimento Urbano e Economia Solidária como estratégia para o Desenvolvimento Territorial e proposição de diretrizes para Políticas Públicas"
  • Projeto "Ações de suporte em saúde e educação matemática à Empreendimentos de Economia Solidária e ao NuMI-EcoSol – São Carlos"

 

23. Edital CNPq- PRONINC 2013 (Contemplado com 1 Projeto)

  • Projeto "Implementação e sistematização de processos de fomento à Economia Solidária a partir da atuação do NuMI-EcoSol"