Você está aqui: Página Inicial / NuMI-EcoSol / Quem Somos

Fachada NuMI

O NuMI-EcoSol (Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária) é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão vinculada diretamente à Reitoria da UFSCar que desenvolve trabalhos que visam a promoção da Economia Solidária nestes três eixos de atuação. Mais especificamente estes eixos englobam a produção do conhecimento (pesquisa) em diferentes áreas, temas e aspectos da realidade (Economia Solidária, desenvolvimento territorial, política públicas, finanças solidárias, consumo ético, responsável e solidário, lazer, saúde mental, saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional, educação popular, resíduos e reciclagem) simultaneamente à intervenção (extensão) em uma realidade social com formação (ensino) de estudantes de diferentes cursos e níveis e participação de vários tipos de profissionais (arquitetura, ecologia, psicologia, sociologia, engenharias, educação física, enfermagem, terapia ocupacional, economia, biologia, ciências sociais, geografia etc.), tendo a Economia Solidária (conceitos, princípios e ações) como diretriz integradora de suas ações, com vistas ao desenvolvimento local. Esta estratégia é adotada a partir do entendimento que tratar ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis é papel da Universidade Pública.

Nosso público

Em termos de intervenção na realidade, atua no fomento a empreendimentos e iniciativas de trabalho associado autogestionário e na promoção de práticas éticas, responsáveis e solidárias de produção, comercialização e consumo, na direção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Para conhecer os empreendimentos e iniciativas que o NuMI-EcoSol assessora consulte o menu direito do site.

Como trabalhamos

Em termos práticos, o NuMI-EcoSol é composto por diversas equipes multidiciplianares que se organizam em frentes de atuação que passaram a ser chamadas de “Linhas de Ação”. Todas as Linhas de Ação atuam com a perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Estas equipes são formadas basicamente por professores da UFSCar, alunos de graduação bolsistas e coordenadores técnicos contratados com recursos de projetos e editais aos quais o NuMI concorre. Ainda há no quadro da equipe, mas ainda de forma minoritária, uma Técnica de assuntos educacionais, funcionária da Universidade, e dois estagiários também contratados pela Universidade.
Os docentes vinculados ao NuMI-EcoSol atuam em diferentes áreas de especialidade, tendo a Economia Solidária como denominador comum. Desta forma, constituem objetos específicos de produção de conhecimento, intervenção e formação: organização institucional, planejamento estratégico, construção de normas de conduta, comportamentos humanos e organizacionais, educação ambiental, habitação social, reciclagem de resíduos sólidos, saúde-trabalho, agroecologia e desenvolvimento rural, comportamento de consumo, etc.

Nossos objetivos

O NuMI-EcoSol tem como seus objetivos principais:
I - atuar na perspectiva de atendimento integral a população-alvo, para constituição de empreendimentos e iniciativas econômicas coletivas autogestionárias, em conformidade com as características e necessidades desta população e com princípios e diretrizes da Economia Solidária;
II - contribuir para o equacionamento de problemas sociais que determinam e condicionam a qualidade de vida da população em termos, principalmente, das condições de trabalho e renda, interagindo de forma permanente e integrada com outros atores sociais no campo ou afim à Economia Solidária;
III - colaborar na formulação e execução de políticas públicas voltadas para a promoção de iniciativas no campo da Economia Solidária, em nível local, nacional e internacional;
IV - oferecer condições para a realização de atividade docente, de pesquisa e de extensão no campo da Economia Solidária e afins;
V - formar e aperfeiçoar pessoal para o exercício profissional especializado e não especializado, levando em conta a realidade sócio-econômica local e nacional, bem como o conhecimento disponível sobre os fenômenos envolvidos;
VI - manter e ampliar o intercâmbio acadêmico, técnico e científico com instituições congêneres afins, nacionais e internacionais;
VII - favorecer a participação das comunidades interna e externa no contínuo desenvolvimento das atividades do NuMI-EcoSol.

Para saber mais sobre o histórico do NuMI clique aqui e para saber mais sobre o NuMI e sua organização acesse o menu das Linhas de Ação.