Ensino

O ensino, conjuntamente com pesquisa e extensão, é um dos eixos fundamentais que configuram as diversas ações realizadas pelo NuMI-EcoSol. Apesar de todas as atividades do NuMI-EcoSol envolverem em certa medida o ensino e a formação em suas práticas, temos algumas atividades mais focadas em favorecer atividades de caráter educativo relacionadas à temática da Economia Solidária.

Simplificadamente podemos dizer que as atividades de ensino desenvolvidas pelo NuMI-EcoSol perpassam por diferentes públicos: alunos de graduação, em diversos espaços, e pós-graduação desenvolvendo pesquisas sobre este campo de atuação ou participando de cursos e eventos, favorecendo assim sua formação enquanto profissionais; membros dos empreendimentos, através do contato direto com os coordenadores do NuMI e construção conjunta de alternativas para as dificuldades enfrentadas e/ou formação básica sobre conceitos da Economia Solidária e, por fim, a comunidade no geral que pode participar das atividades e eventos promovidos pelo NuMI.

Os projetos de incubação de empreendimentos econômicos solidários permitem a participação de alunos de diferentes cursos de graduação em diferentes situações da realidade social, abrindo oportunidades destes lidarem com vários tipos de pessoas excluídas e profissionais de diversos campos de atuação e instituições. O NuMI-EcoSol se apresenta como uma oportunidade privilegiada para o desenvolvimento de habilidades profissionais e de produção de conhecimento, potencializado pelas múltiplas perspectivas e contribuições de diferentes instâncias civis e governamentais que se articulam em torno do objeto comum, a Economia Solidária.

O NuMI-EcoSol atua no preparo de condições, em termos de instrumentos e procedimentos, para que toda a equipe que atue diretamente com a comunidade possa, com maior facilidade e eficácia, realizar atividades de formação em Economia Solidária. Essas ações ocorrem em diversos contextos cumprindo funções específicas de formação.

Lidando mais diretamente com a formação em diversos âmbitos, temos a Linha de Ação de “Formação em Economia Solidária”, que tem como objetivo as atividades de estudo, reflexão, debate e formação sobre o universo em que a Economia Solidária se insere enquanto: fenômeno socioeconômico, movimento social e política pública.

Ainda tivemos como uma importante atividade em prol da formação de sujeitos em Economia Solidária a inserção de docentes, na condição de orientadores, no programa de mestrado em Economia Social da Universidade Nacional de Rosário, Argentina, que é apoiado pelo Comitê PROCOAS, além da participação nas discussões e definições da relação entre o Comitê e o programa e das características do programa, também como condição de acúmulo para a proposição de um programa de pós-graduação em Economia Solidária na UFSCar.

Conheça os três eixos de ensino do NuMI-EcoSol clicando abaixo ou pelo menu lateral à esquerda.