Coopervida – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos
A Coopervida é a cooperativa de catadores de materiais recicláveis de São Carlos e produz material beneficiado a partir de resíduos sólidos domiciliares, como, por exemplo, vidro, papel, papelão, alumínio, plástico, etc. O grupo é a união de três cooperativas de catadores da cidade de São Carlos. Estas três foram formadas nos anos de 2002 e 2003 a partir da retirada dos trabalhadores que atuavam no aterro sanitário da cidade. Em 2002, o município de São Carlos implantou o Programa Municipal de Coleta Seletiva por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. A coleta era realizada semanalmente (através do sistema “porta a porta”) pelas três cooperativas de catadores que existiam na época: a COOPERVIDA, a COOLETIVA e a ECOATIVA.
Após muitos estudos e reuniões entre cooperativas, parceiros e apoiadores, identificou-se que a melhor estratégia para a coleta seletiva em São Carlos, seria a unificação dos três EES. Em março de 2010, foram unificadas, permanecendo o nome Coopervida – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos por motivos jurídicos, pois era a cooperativa que estava com toda a documentação regular.
A Coopervida possui um contrato de prestação de serviço com a Prefeitura Municipal de São Carlos, garantindo uma infraestrutura básica e estabelece um regime de pagamento quando a cooperativa atinge as metas estabelecidas no contrato. A cooperativa, sendo um EES, ainda está presente nas diretrizes que regem o município quanto à Lei Municipal de Economia Solidária, além de ser contemplada também pela recém sancionada Lei Federal de Manejo de Resíduos Sólidos.
Atualmente é uma cooperativa regularizada, com CNPJ. Conta com um barracão, três caminhões e duas prensas fornecidas pela prefeitura (previstas no Contrato de prestação de serviço para o município). Ainda, como patrimônio da cooperativa, fazem parte uma UBP (Unidade de Beneficiamento de Plástico), equipamentos de escritório (2 computadores, 1 impressora e um armário com documentos) e uma picadora de papel. Entre seus cooperados predominam pessoas apenas alfabetizadas, negros e, a grande maioria, mulheres.
No trabalho com os catadores, o grande parceiro do NuMI-EcoSol é a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Apoio e Fomento à Economia Solidária (DAES). A Secretaria do Meio-Ambiente da Prefeitura também tem sido um parceiro presente. Pontualmente ainda conta-se com trabalhos de outras instituições da UFSCar, como os programas PET das Engenharia de Produção e Química, assim como as Empresas Jr. da mesma Eng. de Produção.
Além dos parceiros permanentes: NuMI-EcoSol UFSCar e Prefeitura Municipal de São Carlos (que estão presentes desde o início dos trabalhos dos catadores em São Carlos), os catadores já contaram com inúmeros parceiros pontuais ao longo dos nove anos de serviços prestados ao município, tais como: empresas privadas (tanto locais, nacionais e multinacionais), UniSol, UniTrabalho, Banco do Brasil e mais recentemente com ABIHPEC que a partir dos dados de vendas da Cooperativa é revertido em bens duráveis à Cooperativa.
A EES está localizada na Rua Dino Guelf, 58 na Vila Alpes.
Os telefones para contato são: (16) 3415-0918 ou (16) 99115-7947 (Valdinéia).