Extensão

O papel social das universidades públicas brasileiras é um conceito recente, compondo o tripé “ensino, pesquisa e extensão universitária”. A extensão envolve o desenvolvimento de atividades educativas, culturais e científicas junto à comunidade externa, viabilizando uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

A UFSCar vem estimulando e apoiando a promoção de atividades, projetos e programas de extensão universitária. Para intensificar a integração com a comunidade e a realização de trabalhos de cunho social, em 1996 implantou simultaneamente seis Núcleos de Extensão que têm como objetivo principal atender às demandas da comunidade e contribuir para a resolução de problemas de diversos segmentos sociais. A implantação simultânea desses Núcleos possibilitou a troca de experiências e a formulação de projetos multi e interdisciplinares, em função das intersecções de suas respectivas áreas de atuação. A partir da participação de docentes nestes núcleos de extensão é que foi pensado um projeto de extensão para a criação de pólo incubador de Cooperativas Populares na UFSCar” que, em 2000, culminou no Programa de Extensão “Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar – INCOOP /UFSCar”.

florestan fernandes frase futuro.png

A INCOOP, criada ao final da década de 1990 na UFSCar, configura-se como uma instância de atuação multidisciplinar, voltada à produção de conhecimento simultaneamente à intervenção, visando à formação de empreendimentos econômicos autogestionários como oportunidade de geração de trabalho e renda para populações excluídas e consolidação de princípios solidários e cooperativistas na sociedade.

Aproveite para conhecer melhor sobre as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs).