O Papel das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs)

Em meio ao debate sobre o papel da Universidade Pública se insere também o papel da Universidade na consolidação da Economia Solidária que tem atuado por meio de um ator importante: as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), que surgiram em meados da década de 1990, com o objetivo de assessorar grupos para formação de cooperativas - preferencialmente compostas por pessoas oriundas de setores socialmente excluídos, simultaneamente à produção de conhecimento e formação de estudantes e profissionais.

De acordo com Dubeux (2007), a extensão realizada pelas ITCPs é diferenciada sob vários aspectos, como a duração e continuidade no acompanhamento dos grupos e o caráter inovador de produção de tecnologias mais apropriadas para classes sociais mais desfavorecidas. As ITCPs inauguraram uma nova época na universidade brasileira como importante programa de extensão universitária entrelaçado com atividades de ensino e pesquisa.

Durante cerca de 10 anos, as ITCPs aperfeiçoaram seus chamados métodos de incubação, contribuindo para consolidação dos EES, para a produção de conhecimento na área e para educação dos diversos atores envolvidos. Entretanto, mais importante é o fato das incubadoras terem ampliado seu escopo de atuação, deixando de atuar somente no campo do cooperativismo e passando a discutir a economia solidária mais amplamente. A partir de então, as ITCPs passaram a incubar redes, grupos informais, associações etc., a adotar uma perspectiva multidimensional e incorporar a perspectiva do desenvolvimento territorial. Os obstáculos que se podem destacar na atuação das incubadoras são semelhantes aos enfrentados pela extensão universitária: a conceituação de suas atividades e a institucionalização destas unidades (DUBEUX, 2007).

incubadora tecnológica de cooperativas populares.png

O NuMI-EcoSol é uma destas ITCPs, e tem contribuído, neste processo de intervenção na realidade, com sua experiência de atuação em EcoSol como estratégia de Desenvolvimento Territorial, na perspectiva de proposição de Políticas Públicas e operacionalização do princípio da indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão.

Aproveite para conhecer melhor sobre a atuação do INCOOP.