Projetos

O grupo se guia, internamente, por seu estatuto e trabalha por meio de comissões. promovem reuniões ordinárias semanalmente, planejamento e replanejamento de atividades semestralmente e desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão para a promoção e o fortalecimento da Economia Solidária em eventos regionais, nacionais e internacionais, grupos de estudos de teses e dissertações, oficinas de saberes populares, vivências em ambientes de resistência.

A seguir, conheça alguns dos projetos realizados:

Dentre as atividades principais do PET EcoSol, sobressaem as vivências nas experiências que são mais do que visitas, são imersões em realidades concretas de sujeitos sociais que praticam direta ou indiretamente a economia solidária. Abaixo, alguns registros desses momentos:

Assentamento Santa Helena.jpg

Membros do PET EcoSol, do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) e do Assentamento Santa Helena reunidos durante uma vivência em 21 de outubro de 2018. A atividade contou com a colheita de berinjela, plantio de mandioca, almoço coletivo, partilha de experiências e saberes e um papo sobre a vida no campo, a conjuntura política nacional e a luta por um mundo sem exploração e sem latifúndio.

Engenharia Química Cerveja Artesanal.jpg

Membros do PET EcoSol e do PET Engenharia Química reunidos durante uma oficina de cerveja artesanal em 16 junho de 2018. O PET EQ ministrou um minicurso sobre produção de cerveja artesanal para o PET EcoSol - UFSCar. Fruto do Projeto “Processos práticos da indústria alimentícia”, o evento contou com um embasamento teórico sobre a cerveja, seus diferentes aspectos e as etapas de sua produção, além de uma etapa prática, em que os ministrantes produziram uma cerveja de trigo.

Feira EcoSolidária da UFSCar.jpg

Comercialização e consumo de produtos na Feira EcoSolidária da UFSCar. Desde 11 de outubro de 2017 o PET presta assessoria a Feira na montagem e desmontagem, divulgação nas redes sociais, por meio de panfletagem nos departamentos e mantém um bazar e sebo onde os produtos são vendidos a um valor justo com a finalidade de fazer circular na Feira um público maior.