XVII Seminário Internacional PROCOAS

XVII Seminário Internacional PROCOAS Banner.jpg

CONVOCATÓRIA E CHAMADA DE TRABALHOS

XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCOAS

COMITÉ ACADÉMICO PROCESOS COOPERATIVOS Y ASOCIATIVOS
ASOCIACIÓN DE UNIVERSIDADES DEL GRUPO MONTEVIDEO

10, 11 de novembro de 2022
São Carlos (SP), Brasil

Amanhã vai ser outro dia: as múltiplas crises do presente e o papel das iniciativas associativas autogestionárias na reorganização da sociedade

Contexto e desafios do XVII Seminário Internacional PROCOAS

O Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem o prazer de convidar todas as pessoas interessadas para participar do XVII Seminário Internacional do Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Um evento que ocorrerá em meio a tempos tão desafiadores!

As mudanças climáticas deixaram evidente que o capitalismo já prejudicou permanentemente o ambiente; ademais, esse mesmo sistema, gerador de diferentes modalidades de conflitos, em meio a uma crise sanitária mundial, evidenciou sua lógica, aumentando a pobreza de muitos e a riqueza de poucos. Soma-se à crise sanitária uma situação de crescimento do desemprego e trabalho informal, agravamento da fome e da insegurança alimentar e nutricional, com forte instabilidade política nos países sul-americanos que, a exemplo do Brasil, desafia a própria democracia.

Depois de retirar o Estado de setores estratégicos por meio de privações e concessões à iniciativa privada e de reduzir direitos sociais por meio de reformas, o neoliberalismo avança na mercantilização da vida cotidiana, de modo que as pessoas portadoras de direitos são substituídas por pessoas portadoras de renda, ainda que se observem forças de resistência em determinados contextos e territórios.

É em meio a essas múltiplas crises que nos reuniremos para o nosso XVII Seminário. Nosso desafio é enfrentar esse estado de coisas ao refletir sobre o papel e a urgência da participação do trabalho associado autogestionário na reorganização da sociedade, em suas múltiplas dimensões, para transformar tal realidade.

Evoé!

Que venha o amanhã!

Sobre o XVII Seminário Internacional PROCOAS

O Seminário Internacional tem constituído oportunidade fundamental para discussão e articulação de pessoas, universidades, entidades e movimentos ligados direta ou indiretamente a iniciativas associativas autogestionárias. Em sua edição atual buscaremos gerar um ambiente propício para que, de forma coletiva, possamos fortalecer redes já estabelecidas e favorecer novas articulações em prol de mudanças concretas nas relações de sociabilidade e produção que ajudem a estruturar um amanhã melhor e mais solidário.

O Seminário ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro com uma programação intensa iniciando no dia 09, com recepção, abertura social dos trabalhos e atividade cultural de boas-vindas. No dia 10, além da recepção, credenciamento, entrega de materiais, haverá uma Mesa de Abertura com as autoridades das instituições envolvidas na organização do Seminário, seguida de uma Conferência de Abertura. A tarde será dividida em duas partes: a primeira dedicada a Grupos de Trabalho (GTs) e, na sequência, Mesas Temáticas. Pela noite está prevista uma confraternização dos presentes ao evento.

No dia 11 de novembro, a programação terá início com duas Mesas Temáticas simultâneas. Na parte da tarde teremos mais uma rodada de GTs, seguida da Conferência de Encerramento, com término previsto para 18 horas.

Para mais informações sobre o seminário, clique nas opções abaixo:

Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Equipe local de organização
E-mail: xviiseminarioprocoas@gmail.com
Endereço: Rod. Washington Luiz, s/n - Monjolinho, São Carlos - SP, 13565-905