Grupos de Trabalho

Os GTs são atividades relevantes no processo de compartilhamento de conhecimentos e desafios em temas do escopo de atuação do PROCOAS, de articulações de interesses e iniciativas concretas e, também, de potencialização e aprimoramento das reflexões e contribuições acadêmicas. Para tanto, como é de praxe nos Seminários do PROCOAS, os GTs devem garantir discussões aprofundadas, superando a mera apresentação individual de trabalhos.

A partir de diálogo com a comunidade Acadêmica, dentro e fora do PROCOAS/AUGM, e contando com contribuições diversas, seguem os 12 Grupos de Trabalho propostos para o evento, tomados como base para a inscrição dos trabalhos. Poderá ocorrer alguma alteração neste conjunto, em função dos trabalhos efetivamente inscritos.

As apresentações dos GTs ocorrerão nos dias 10 e 11 de Novembro, das 14h às 16h.

GT 01: Educação e Economia Social e Solidária / Educación y Economía Social y Solidaria

O GT se dedica aos processos sociais mais gerais e formação, formal ou não, nos mais diferentes níveis e suas relações com os processos associativos indutores de autonomia.

Coordenação:
Adrián Giudice (UNMDP, Argentina)
Alicia Ressel (UNLP, Argentina)
Diego Barrios (UdelaR, Uruguai)
Ioshiaqui Shimbo (UFSCar, Brasil)
Justo Camacho (UNA, Paraguai)
Liandra Caldasso (FURG, Brasil)
Mario Radrigán (USACH, Chile)

GT 02: Autogestão, Economia Solidária e Extensão Universitária: qual o papel da universidade na crise atual? / Economía Solidaria y Extensión: cual el rol de la universidad em la crisis atual?   

O GT dedica-se ao tema da Extensão Universitária em Autogestão do Trabalho e Economias Emancipatórias e Solidárias, como atividade universitária dialógica, constituinte do processo de produção sistematizada de conhecimento, parte indissociável do tripé da universidade pública, ao lado do ensino e da pesquisa.

Coordenação:
Ana Luzia Laporte (NESOL-USP, Brasil)
Erica Aparhyan Stella (NESOL-USP, Brasil)
Ioshiaqui Shimbo (UFSCar, Brasil)
Reinaldo Pacheco (ITCP-USP, Brasil)
Vanessa M. Sígolo (Centro SoU_Ciência, Unifesp e NESOL-USP, Brasil)

GT 03: Novas relações entre produção e consumo de alimentos / Nuevas relaciones entre produción y consumo de alimentos

O GT tem como foco os processos geradores de novas relações sociais, econômicas e ambientais, aproximando produtores e suas organizações de consumidores e serviços de alimentação   

Coordenação:
Oscar José Rover (UFSC, Brasil)
Pablo Saravia Ramos (UPLA, Chile) 
Rodrigo Ferreira Garcia (UdelaR, Uruguai)

GT 04: Como estamos utilizando as perspectivas de gênero e feminismos nas experiências da Economia Social e Solidária? / ¿Cómo venimos trabajando las claves de género y feminismos com las experiencias de la ESS?    

O GT se propõe promover o diálogo entre diferentes experiências no contexto da Economia Social e Solidária a partir de perspectivas teóricas referentes aos feminismos, como campos férteis a partir dos quais examinar as práticas solidárias, possibilitando novos questionamentos e visibilidade a dimensões historicamente invisibilizadas.

Coordenação:
Adriana Andrade (UdelaR, Uruguai)
Bruna Mendes de Vanconcelos (UFABC, Brasil)
Daniela Osorio-Cabrera (UdelaR, Uruguai)
Fatima Cruz (UVA, Espanha)
Gabriela Veras-Iglesias (UdelaR, Uruguai)
Isabella Vallin (USP, Brasil)
Lais Silveira Fraga (Unicamp, Brasil)
Lucrécia Saltzmann (UNR, Argentina)
Maria de los Ángeles Dicapua (UNR, Argentina)
Mayara Kise Fujitani (USP, Brasil)
Rosina Pérez (UdelaR, Uruguai)

GT 05: Economia Social e Solidária ou economias alternativas? Interrelações, potencialidades e desafios em vista de uma nova direcionalidade de transformação socioprodutiva / Economía Social y Solidaria o economias  alternativas? Interrelaciones, potencialidades y desafios hacia com nueva direccionalidad de transformación socio-productiva   

Considerando relevância de ampliar compreensão de diferenças e convergências das distintas propostas de economias “alternativas” e sua articulação para a transformação social.

Coordenação: 
Ana Laura Hidalgo (UNSL, Argentina) 
Elena Albornoz (UNER, Argentina)
Maria de los Angeles Di Capua (UNR, Argetina)
Maria Rut Azerrad (UNL, Argentina)

GT 06: Catadoras e catadores de materiais recicláveis / Colectores y colectoras de materiales reciclables

Considerando dificuldades, avanços e perspectivas de iniciativas econômicas que visam transformar a realidade social e ambiental ao lidar com problemas produzidos pela lógica de produção e consumo típicas do capitalismo.

Coordenação:
Ana Maria Rodrigues de Carvalho (UNESP/Assis, Brasil)
Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira (UFSCar, Brasil)
Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira (UNIFEOB e PUC Poços de Caldas, Brasil)
Maria Zanin (UFSCar, Brasil)

GT 07: Iniciativas de economia social e solidária como alternativas ao encarceramento / Iniciativas de economía social y solidaria como alternativas al encierro

Como condição de particulares vulnerabilidades de pessoas usuárias de serviços de saúde mental, egressas do sistema prisional, em situação de rua e jovens em conflito com a lei, em um contexto capitalista e as possibilidades de enfrentá-las a partir de propostas solidárias.

Coordenação:
Bernardo Parodi Svartman (USP, Brasil)
Dulcinea Cardozo Carrero (UdelaR, Uruguai)
Isabela A. de Oliveira Lussi (UFSCar, Brasil)
Selva Sena (UNQ, Argentina)
Silvana Melisa Herranz (UNC, Argentina)

GT 08: Soberania, segurança alimentar e nutricional, e agroecologia: interfaces e diálogos com a economia social e solidária / Soberanía, securidad alimentaria y nutricional, y agroecologia: interfaces y diálogos com la economia social y solidaria   

Como direito humano à soberania e segurança alimentar e nutricional, à alimentação saudável e socialmente sustentável, e suas interfaces com políticas públicas, movimentos e iniciativas transformadoras, como a economia solidária, considerando a agroecologia como campo do saber e experiência antissistêmica de enfrentamento das relações sociais de produção, hegemônicas na sociedade.  

Coordenação:
Diogo Marques Tafuri (UFSCar, Brasil)
Joelson Gonçalves de Carvalho (UFSCar, Brasil)
Maria Lúcia Teixeira Machado (UFSCar, Brasil)

GT 09: Tecnologia social e economia solidária / Tecnología social y economia solidaria

Como perspectiva de democratização dos processos de desenvolvimento e uso da tecnologia, com base na valorização dos diferentes tipos de conhecimento e de uma prática cooperativa e na busca pela transformação das dinâmicas de trabalho e das relações sociais.

Coordenação:
Barbara Altschuler, (UNC, Argentina)
Bruna Mendes (UFABC, Brasil)
Daniel Garcia (UNQ, Argentina)
Felipe Addor (UFRJ, Brasil)
Mário Coscarello (UniCal, Itália)

GT 10: Finanças solidárias / Finanzas solidarias

Como campo do saber e experiências de iniciativas de trocas monetárias não mercantis e trocas não monetárias autogestionárias e como estratégia de desenvolvimento de território.   

Coordenação:
Leonardo Leal (UFAL, Brasil)
Ioshiaqui Shimbo (UFSCar, Brasil)

GT 11: Desenvolvimento territorial / Desarrollo territorial

Entendido como expressão de ações coletivas de sujeitos e movimentos sociais, com ou sem a mediação de políticas públicas e que transcendam o caráter meramente espacial e economicista do desenvolvimento.   

Coordenação:
Wagner de Souza Leite Molina (UFSCar, Brasil)

GT 12: Economia Solidária e Políticas Públicas / Economía Solidaria y Políticas públicas   

A Economia Solidária e a autogestão nas políticas públicas. As experiências de políticas públicas de fomento à economia solidária e autogestão e a interface da economia solidária e a autogestão com o estado.    

Coordenação:
Valmor Schiochet (FURB, Brasil)