GT2 - Autogestão, Economia Solidária e Extensão Universitária: qual o papel da universidade na crise atual? / Autogestión, Economía Solidaria y Extensión: cual el rol de la universidad em la crisis atual?

O GT propõe um espaço de trocas de informações e experiências no estudo, sistematização, divulgação e institucionalização de iniciativas universitárias em Extensão em Autogestão do Trabalho e Economia Solidária. No contexto da profunda crise atual, de acelerado crescimento do desemprego, pobreza, fome e desigualdades sociais, as iniciativas nesse campo, em vários países latino-americanos, criadas nas últimas décadas, apresentam contribuições importantes. Atuando em projetos de geração de trabalho e renda, fundamentados na proposição de novos modos de vida, novas perspectivas epistemológicas e de bem-estar social, tais iniciativas inspiram um possível novo ciclo de reconstrução (reinvenção) social no pós-pandemia. Incubadoras, núcleos, programas e projetos universitários de extensão, em suas ações junto às comunidades, relacionam dimensões econômicas, políticas, sociais, culturais, ambientais e tecnológicas, criando e potencializando práticas de cooperação e solidariedade, trabalho associado e autogerido, fazeres tecnológicos, saberes culturais e ancestrais, periféricos, educação transformadora, práticas de cuidado, de relação sustentável com o ambiente. Essas iniciativas são espaços de formulações teóricas e experimentações práticas, com atuações junto à sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidades periféricas, afrodescendentes, indígenas, quilombolas, e apresentam estratégias de transformação das universidades, institucionalização da extensão e disputa de seu sentido indissociável de ensino e pesquisa. Após um longo período de resistências, frente a vários retrocessos e desmontes de políticas públicas em diversas áreas, em especial no Brasil, os estudos, sistematizações e avaliações dessas iniciativas são hoje subsídios importantíssimos para reivindicações populares, agendas políticas, ações e políticas públicas, e contribuem para fortalecer as próprias iniciativas, ampliar sua articulação e visibilidade na sociedade.