O NuMI-Ecosol

O NuMI-EcoSol é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão criada pela Resolução ConsUni 698, de 12 de Agosto de 2011, vinculada diretamente à Reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e sucessora do Programa de Extensão Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos (INCOOP-UFSCar).

Há quase 15 anos o NuMI-EcoSol (antiga INCOOP) tem se dedicado a incentivar a constituição de EES e sua integração em rede; produzir, disseminar e transferir conhecimentos sobre cooperativismo, autogestão e Economia Solidária (ES); capacitar formadores para atuar na incubação de empreendimentos solidários; promover educação, inclusão social e o desenvolvimento humano de populações historicamente excluídas.

O fomento à ES tem se dado na incubadora, por meio do “acompanhamento sistemático e de rotina de grupos que estejam se organizando para se constituir ou se consolidar como um empreendimento coletivo e autogestionário, em qualquer cadeia produtiva”. E mais recentemente, ao se tornar núcleo, o NuMI-EcoSol tem se dedicado também a realizar consultoria à EES, entidades e demais grupos interessados em ES.

image7.jpg

No que se refere às ações do núcleo com os EES, seu principal objetivo é incentivar a “geração de trabalho e renda simultaneamente (...) processo educativo dos sujeitos históricos, valorizados como seres capazes de transformar a realidade social” (NuMI-EcoSol, 2012).

O NuMI-EcoSol tem como missão, prevista em seu Regimento Interno:

• Prestar atendimento qualificado e gratuito a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, para constituição de empreendimentos e iniciativas econômicas em Economia Solidária;
  • Colaborar com a formação e qualificação de profissionais para atuar e para produzir conhecimento no campo da Economia Solidária;
  • Implementar e favorecer a implementação de processos de produção de conhecimento e tecnologia no campo da Economia Solidária;
  • Divulgar o conhecimento produzido, tornando-o acessível a quem de interesse (Regimento Interno do NuMI-EcoSol, 2012).

Para compreender melhor como o NuMI-EcoSol está estruturado e as atividades que desenvolve, recomendamos que se explore as principais páginas deste site, iniciando pelos itens do menu dispostos à sua esquerda.