Linhas de Ação
Como Trabalhamos
Em termos práticos, o NuMI-EcoSol é composto por diversas equipes multidisciplinares que se organizam em frentes de atuação que passaram a ser chamadas de “Linhas de Ação”. Todas as Linhas de Ação atuam com a perspectiva da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Estas equipes são formadas basicamente por professores da UFSCar, alunos de graduação bolsistas e coordenadores técnicos contratados com recursos de projetos e editais aos quais o NuMI concorre. Ainda há no quadro da equipe, mas ainda de forma minoritária, uma técnica de assuntos educacionais, funcionária da Universidade, e dois estagiários também contratados pela Universidade.
Os docentes vinculados ao NuMI-EcoSol atuam em diferentes áreas de especialidade, tendo a Economia Solidária como denominador comum. Desta forma, constituem objetos específicos de produção de conhecimento, intervenção e formação: organização institucional, planejamento estratégico, construção de normas de conduta, comportamentos humanos e organizacionais, educação ambiental, habitação social, reciclagem de resíduos sólidos, saúde-trabalho, agroecologia e desenvolvimento rural, comportamento de consumo, etc.
Linhas de Ação
Depois que o programa de extensão INCOOP virou um núcleo de ensino, pesquisa e extensão, denominado NuMI-EcoSol, as ações de intervenção foram organizadas e agrupadas em torno de Linhas de Ação, a partir das atividades que já existiam anteriormente.
De acordo com o regimento interno do NuMI, em seu Parágrafo único do Artigo 8º, cada Linha corresponde ao conjunto de ações construídas e conduzidas de forma interdisciplinar, multiprofissional, baseadas na integralidade e centradas na população-alvo, integrando ações de assessoria e consultoria, produção de conhecimento e de educação voltadas para desenvolvimento humano a partir dos princípios da Economia Solidária, considerando as especificidades de grupos e/ou necessidades individuais da população-alvo, respeitadas suas singularidades, subjetividades e conforme um projeto previamente elaborado e negociado entre profissionais e população-alvo. Conheça nossas 11 linhas de ação:
Educação, Saúde e Cidadania
Linha de ação composta por quatro sublinhas de atividades, sendo elas: Saúde, relacionada à promoção de saúde, segurança alimentar e nutricional e qualidade de vida; Etnomotricidade, em que aborda a fruição do lazer e educação das relações étnico-raciais; Questões de Gênero e Educação Matemática, a partir da etnomatemática. As ações dessa linha têm por objetivo promover ações que valorizem e aumentem a participação cidadã.
Movimento de Economia Solidária
Para poder representar o NuMI-EcoSol nas diversas instâncias de articulação do movimento de Economia Solidária, em âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional, foi constituída essa linha de ação. Responsável pela promoção da discussão política, avaliação e articulação de parcerias com diferentes atores e espaços de discussão e fomento da Economia Solidária.
Relações de Comercialização e Consumo
Tem como objeto de estudo práticas de consumo, processos de comercialização e condições para promoção de consumo e comercialização éticos, responsáveis e solidários. A linha tem analisado a viabilidade de ampliar as oportunidades de comercialização dos produtos de Economia Solidária, inclusive no meio universitário.
Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial
Tem por objetivo o fomento do Desenvolvimento Territorial por meio de iniciativas de Economia Solidária. É constituída por quatro sub-linhas, que correspondem à natureza das ações produtivas fomentadas: limpeza, finanças solidárias, alimentação e cultura.
Ensino, Pesquisa e Extensão em Finanças Solidárias
Esta linha estuda e propõe atividades considerando um foco mais amplo das Finanças Solidárias, mas sempre como condição promotora da consolidação e ampliação dos EES.
Fomento à constituição de novos empreendimentos e iniciativas de Economia Solidária
Quando há pessoas interessadas em formar um empreendimento ou há condições identificadas como favorecedoras da constituição de um empreendimento, esta linha é a responsável por processar e encaminhar as demandas. São seus objetivos de atuação: a) Identificar e sistematizar possibilidades de estruturação de novos empreendimentos e iniciativas econômicas em Economia Solidária; b) atuar no suporte e fomento à formação de novos empreendimentos com atuação na comunidade local; c) promover atividades que predisponham à organização para o trabalho coletivo e qualificado em Economia Solidária.
Conheça mais sobre o fomento a novos empreendimentos de Economia Solidária.
Formação em Economia Solidária
Tem por objetivo as ações de formação em Economia Solidária, tanto voltada para empreendimentos, quanto para as pessoas do NuMI, promovendo discussões, elaborando materiais, entre outros. Essa linha é a responsável por organizar a ACIEPE “Cooperativas Populares e Economia Solidária: Produção de Conhecimento, Intervenção Profissional e Formação de Profissionais”.
Conheça mais sobre a formação em Economia Solidária.
Inserção laboral de pessoas em desvantagem social por meio da Economia Solidária
Atua na inserção de pessoas com transtorno mental e usuários de álcool e drogas em iniciativas e empreendimentos de Economia Solidária, visando ampliar a comercialização e geração de renda de seus produtos, a inserção dos EES em redes de Economia Solidária e sensibilização de moradores de rua, especialmente usuários de álcool e outras drogas para o envolvimento em atividades de iniciativas de Economia Solidária.
Conheça mais sobre a Inserção laboral de pessoas em desvantagem social por meio da Economia Solidária
Redes de Empreendimentos Econômicos Solidários
Essa linha tem por objetivo promover a formação de redes entre e com empreendimentos de Economia Solidária. Especificamente sua atuação tem ocorrido no contexto da cadeia de resíduos recicláveis.
Desenvolvimento de Ações de Consultoria em Economia Solidária do NuMI-EcoSol
Tem por objetivo prestar ações de consultoria e outras formas de intervenção breves e pontuais em Economia Solidária que orientem grupos que estão sem equipes de incubação diretamente responsáveis pela orientação de suas atividades, bem como de gestores e outros atores sociais que demandem apoio para desenvolvimento de ações de interesse da Economia Solidária;
Relação e Articulação de Parcerias
O objetivo desta linha é promover a ampliação e aprimoramento de parcerias entre o NuMI e entidades e movimentos de diferentes tipos, envolvidas, com interesse ou potencial para apoio a empreendimentos e iniciativas de Economia Solidária. Exemplos destas parcerias podem ser: movimentos sociais, outras incubadoras, grupos de trabalho extensionistas da UFSCAR, e de outras instituições, organizações da sociedade civil, poder público, outros empreendimentos, etc.
As linhas de ação em conjunto
Embora tenham objetos específicos de atuação, as diferentes Linhas de Ação podem atuar conjuntamente para promover e fortalecer as diferentes ações de Economia Solidária. No próprio funcionamento do NuMI-EcoSol as trocas de informações ocorrem em reuniões gerais semanais, momento em que os responsáveis das ações podem compartilhar, discutir e estabelecer parcerias entre as linhas para suas atividades.
Comissão Gestora Administrativa (CGA)
Além das diversas Linhas de Ação citadas, o NuMI conta também com uma Comissão Gestora Administrativa (CGA) que trata dos assuntos administrativos e da organização do espaço e o seu surgimento foi muito importante para o funcionamento do NuMI, já que não tínhamos um suporte deste tipo antes.
Acesse uma representação visual da estrutura e forma de organização do NuMI-EcoSol.