Fomento à constituição de novos empreendimentos e iniciativas de Economia Solidária

Linha de Fomento à constituição de novos empreendimentos e iniciativas de Economia Solidária visa tornar acessíveis, para diferentes agentes de fomento neste campo, informações sobre possíveis atividades produtivas, pessoas com potencialidade para o trabalho coletivo e oportunidades para a constituição de novos empreendimentos e novas iniciativas econômicas solidárias. Na esfera do ensino atua principalmente com a inserção de estudantes de graduação participantes da ACIEPE oferecida pelo NuMI-EcoSol regularmente, bem como bolsistas de projetos de extensão, quando recursos estão disponíveis. No âmbito da pesquisa tem garantido sistematização das atividades, com apresentação de trabalhos acadêmicos em eventos diversos. Após realizar levantamentos diversos indicativos de potenciais atividades produtivas que poderiam dar origem a empreendimentos econômicos solidários, mas tendo encontrado dificuldades para identificar pessoas interessadas em participar da criação de tais empreendimentos e para manter equipe (em função de falta de recursos e de limitações de dedicação de pessoas da equipe permanente do NuMI), suas atividades estão suspensas, embora as possibilidades encontradas permaneçam à disposição de agentes de fomento, dentro e fora do NuMI, para futuros projetos de incubação.

Alguns trabalhos realizados

Edital PROEXT-MEC (2013)

Programa: “Ampliação e diversificação de ações de fomento à Economia Solidária na implantação do NuMI-EcoSol”.

Edital PROEXT-MEC (2014)

Projeto "Estudos de viabilidade para a constituição de rede de empreendimentos econômicos solidários na cadeia de turismo comunitário acadêmico em São Carlos"

Projetos de Extensão UFSCar (2015)

Estudo de viabilidade de implantação de empreendimentos de Economia Solidária de serviço no município de São Carlos – SP.

A equipe responsável pela linha de ação identificou e realizou estudos preliminares de viabilidade da criação de: empreendimentos de cuidadores de idosos, tendo como base parcerias com Departamento de Gerontologia da UFSCar); iniciativa de articulação de prestadores de serviços e fabricantes de itens voltados para atendimento de pessoas que visitam São Carlos para desenvolver atividades acadêmicas, com possível constituição de novos empreendimentos na cadeia; iniciativa de promoção ao prolongamento da vida de bens duráveis a partir da articulação de reparadores, com possível criação de iniciativas coletivas; empreendimento de ciclo entregadores, efetivamente implantado a partir de parceria do NuMI-EcoSol com Prof. Dr. Luiz Gonçalves Júnior (UFSCar), ainda acompanhado, pontualmente, pela equipe do NuMI.