Inserção laboral de pessoas em desvantagem social por meio da Economia Solidária

A Linha de Inserção Laboral de Pessoas em Desvantagem Social atua na inclusão social pelo trabalho de pessoas com sofrimento psíquico, pessoas que fazem uso abusivo de álcool ou outras drogas, pessoas em situação de rua e jovens em conflito com a lei, visando a sensibilização e inserção em iniciativas e empreendimentos de Economia Solidária.

A Linha desenvolve a incubação de dois Empreendimentos Econômicos Solidários, o Recriart e o PaneSol, formados por pessoas usuárias dos serviços de saúde mental do município de São Carlos. O Recriart produz papel reciclado e produtos artesanais a partir deste papel e o PaneSol produz pães artesanais.

O processo de incubação visa a inclusão social das pessoas pelo trabalho, a estruturação, consolidação e sustentabilidade econômica dos EES, a comercialização dos seus produtos, além da inclusão em redes de Economia Solidária, buscando com isso a emancipação e igualdade. A Linha também atua junto à pessoas em situação de rua buscando a sensibilização para o envolvimento em iniciativas de Economia Solidária.

Outro trabalho realizado pela Linha é com os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que por meio de capacitações são envolvidos e formados em autogestão visando o envolvimento em iniciativas ou EES ao atingirem a idade de inserção no trabalho. Por fim, também atua na capacitação de profissionais da saúde mental em inclusão social pelo trabalho, economia solidária e cooperativismo social.

Logo Recriart.jpg
Mesa de produtos Recriart.jpg

Para saber mais sobre a Linha e suas atividades, entre em contato com a Professora Dra Isabela Lussi, do Departamento de Terapia Ocupacional e do NuMI-EcoSol pelo e-mail: bellussi@ufscar.br